Páginas

09 janeiro 2008

O que estamos a ver?

Li algures uma frase atribuida a Henry Ford, que dizia algo parecido com isto (cito de memória): "obstáculos são aquilo que vemos quando deixamos de olhar para o alvo". Não sei - e provavelmente não será o caso - se as palavras seriam exactamente estas, mas elas transmitem uma ideia extraordinária. Quando deixamos de olhar para a meta ou a visão que nos move não é clara e suficientemente motivadora, o que mais iremos reparar são os obstáculos, as dificuldades, as impossibilidades.

Na Bíblia encontro uma frase fantástica: "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12). Se olhamos para Jesus, a fonte inspiradora da nossa fé, iremos avançar em direcção à nossa meta; caso, deixemos de olhar para Ele, a nossa atenção deter-se-à nas dificuldades e nas impossibilidades.

Se o que vemos são os obstáculos e as impossibilidades, possivelmente isso deve-se ao faco de necessitarmos fazer uma reconversão do nosso olhar, do nosso foco. A visão e a meta aonda queremos chegar são as realidades que devemos ter diante de nós. É a unica maneira de não ficarmos retidos pela consideração das dificuldades e começarmos a ver as tremendas e fantásticas oportunidades que cada dia nos aparesenta.

Sem comentários: