Páginas

29 janeiro 2008

Gerir o tempo

Nestes últimos dias tenho andado numa roda viva, ocupado com coisas que têm tomado o meu tempo e exigido a minha atenção. Não são aquelas coisas às quais gostaria de ter dado mais atenção. São situações do âmbito do dia a dia, que se me impuseram pela sua urgência. É nestas alturas que temos que saber ser flexiveis. Nem sempre conseguimos cumprir o programa de trabalho a que nos propusemos. Os impoderáveis fazem parte do nosso dia a dia e constituem um facto com que temos que lidar na gestão do nosso tempo.

Gerir o tempo é o grande desafio que enfrentamos diariamente. Isto é mais que simplesmente distribuir tarefas ou trabalho. É mais que simplesmente ir assinalando os itens da nossa lista que vão sendo cumpridos. É, isso sim, usar de sabedoria para articular e coordenar as prioridades, as exigências e os imponderáveis, assim como os nossos próprios ritmos e necessidades físicas e emocionais, de modo a viver bem, sentindo que estamos a caminho dos nossos objectivos, que o que fazemos acaba, mesmo que indirectamente e, às vezes, até muito secundariamente, por contribuir para vivermos com propósito. Na gestão do tempo, afinal de contas, trata-se de fazermos o que a Bíblia diz: "remindo o tempo". Remir o tempo é dar um sentido espiritual e transcendental aos momentos, às oportunidades, às ocupações do meu dia a dia. Fazer isto é viver livre da monotonia e do desânimo, pois até ás tarefas mais insignificantes e maçadoras eu poderei dar-lhes um sentido transcendental e fazê-las sabendo que a minha vida é mais que essas tarefas, é uma vida de propósito.

Sem comentários: