Páginas

23 janeiro 2008

A auto-imagem

Cada pessoa tem uma imagem de si mesmo e a maneira como vive é o resultado dessa imagem. Como nos vemos determina a maneira como vivemos. A nossa auto-imagem é construída pela contribuição de vários factores, como a educação, os estímulos do meio familiar, as experiências de vida, as palavras que ouvimos e que demos crédito, entre outros. Uma pessoa não pode colocar-se numa posição passiva, recebendo estímulos negativos para a construção da auto-imagem. Somos responsáveis por fazer uma imagem de nós mesmos que nos inspire e capacite a viver da melhor maneira e a realizar o nosso potencial.

A fonte de inspiração e de ensinamento para a formação da imagem que fazemos de nós mesmos está na Bíblia, na Palavra de Deus. Aí Deus mostra como Ele mesmo nos vê, qual é a imagem que Ele faz de nós mesmos. Quando Deus aparece a Gideão, chama-o de "homem valoroso". Gideão não se achava um homem valoroso e corajoso. Pelo contrário, ele via-se a si mesmo como uma pessoa fraca, inferior e sem recursos: "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai". Mas Deus não vê como o homem vê. Ele vê o potencial de cada um. Ele vê-nos em Cristo, a imagem que Ele vê em nós e a imagem de Cristo.

Vê-te como Deus te vê. A tua imagem pessoal não depende das circunstâncias, nem do que disseram de ti, nem como te sentes. Ela depende de Deus. Foi Ele que te criou. Vê-te como uma pessoa especial, amada, capaz, sábia, criativa, livre. Como tu te vês, assim irás viver. Mudando a imagem que tens de ti mesmo, mudará também a tua maneira de viver.

Sem comentários: