Páginas

27 fevereiro 2008

Aprender a ouvir

Há um texto na Bíblia que diz para sermos prontos para ouvir, mas tardios para falar. No domingo passado ministrei sobre este tema. Todos nós temos esta necessidade de sermos ouvidos. Sabemos como isso é importante e como fomos tão ajudados em alturas em que alguém se dispôs a ouvir.

Ouvir é uma poderosa maneira de mostrar amor e compaixão a outras pessoas. Ouvir com atenção, levar a sério o que a pessoa diz, mostrar-se interessado, ser compassivo. Para ouvirmos melhor e amarmos através deste acto, há algo que temos que fazer: aprender a olhar à nossa volta. Olhar faz toda a diferença. Na parábola contada por Jesus do Bom Samaritano, o que levou este a mover-se para acudir ao homem que fora assaltado e deixado em estado lastimável, é que ele olhou e o seu olhar atraiu-o ao encontro daquele homem, para o ajudar.

Quando alguém vem para falar contigo, partilhar a carga que está na sua alma, olha. Olha para essa pessoa. Focaliza-a com o teu olhar. Isso será uma maneira poderosa de manter a atenção e de ouvir com compaixão. Olha e vê para lá da aparência a realidade espiritual e moral dessa pessoa, a sua necessidade.

O acto de ouvir alguém, com amor, é uma das terapias mais eficazes para a cura da alma. Tanto do que é ouvido, como do que ouve.

1 comentário:

Tiago Pereira disse...

Temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos. E sem dúvida que é importante o olhar, traduz sempre um certo acolhimento, não de forma desprezavél, mas funciona sempre como um mecanismo de ligação, uma união simbolica cujo significado fica sempre incutido na nossa capacidade de sermos compreendidos.
Gostei do blog =) CONTINUA .. ;)