Páginas

21 outubro 2010

Segurança

O desejo de segurança - física, emocional, material - é um dos mais fortemente presentes no coração humano. A razão porque temos muita dificuldade em lidar com os tempos de crise e de mudança, prende-se com o facto desses tempos abalarem os alicerces sobre os quais assentamos as nossas vidas. Uma pessoa tem dificuldade de deixar o seu emprego e lançar-se num novo projecto profissional, porque não quer perder a segurança económica que o mesmo lhe dá. Queremos sentir-nos seguros... sempre. O problema está em pormos o foco no que é exterior. Procuramos a segurança nas coisas e nas pessoas que nos são externas: as circunstâncias, a família, o contrato de trabalho, o subsídio de desemprego, o que seja. Só que todas essas coisas são, também elas, efémeras, voláteis. Não são um bom fundamento para sentirmo-nos seguros. O sentimento de segurança é isso mesmo, um sentimento, um estado emocional, que criamos através dos nossos pensamentos. A forma como pensamos determinará o que sentimos. A verdadeira segurança é interna, é essa confiança gerada dentro de nós, que não depende nem de acontecimentos nem de pessoas. Depende isso sim da nossa relação com um Deus pessoal, amoroso, que se revela precisamente na interioridade do nosso ser, como o nosso Deus e o nosso refúgio. É essa relação com Deus - interna e pessoal - que tem o poder de desatar em nós o sentimento de segurança que nos leva a encarar os desafios da vida com confiança, ousadia e vontade de os abraçar e vencer.

1 comentário:

Jorge Oliveira disse...

Muito bom.
É isso mesmo.

"O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio."
Salmos 18:2

Abraços.