Páginas

14 janeiro 2009

Plano para mudar hábitos

Lemos na Bíblia: "tudo posso, naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Pode ser que pareça difícil e, por vezes, até coisa impossível romper com hábitos negativos que têm dominado a nossa vida. Mas este texto da Escritura dá-nos fé e confiança em que, sim, podemos romper com os hábitos negativos. Temos Alguém que nos fortalece: Deus! O que fazer, então?

1.º) Identificar o hábito negativo a romper

Não podemos lutar se não soubermos contra o quê estamos a lutar. Que hábito é esse, como é que ele se manifesta, como surgiu e em que contexto, quais têm sido as suas consequências na vida pessoal? São algumas perguntas que nos ajudarão a identificar e a romper com os hábitos negativos.

2.º) Identificar o hábito positivo que quer instalar

Um hábito vence-se e supera-se substituindo-o por outro hábito. Um vazio tem que ser preenchido e é bom que saibamos de antemão o que queremos colocar no lugar do hábito negativo com que vamos romper. Identificado o novo hábito, há que motivarmo-nos, visualizando a mudança nas nossas vidas, vendo, com a nossa imaginação, como seremos e quais serão as consequências com esse novo hábito instalado.

3.º) Criar um plano de acção para implementar o novo hábito

Por exemplo, se quer deixar de fumar, pode começar por ler alguns livros sobre como deixar de fumar ou frequentar um curso ou sessões para o fazer. Comprometa-se com um amigo, que seja o seu prestador de contas. Comece a fazer coisas positivas que contrariem as acções que antes o conduziam a fumar.

4.º) Acreditar que se é capaz

Acreditar é fundamental. Tudo é possível ao que crê, lemos na Bíblia. A fé é desenvolvida através da visualização dos resultados que se pretendem atingir. Fortaleça-se através da oração e da meditação da Palavra de Deus, a Bíblia. Acredite no poder de Deus que opera na sua vida para fazer, em si, por si e através de si, muito mais do que aquilo que pensa ou imagina.

Sem comentários: