Páginas

31 janeiro 2011

O que é ser positivo em tempos de crise

Há uns tempos atrás falava com uma pessoa acerca dos tempos que estamos a viver, tempos difíceis e que exigem muito das famílias e de cada um de nós, individualmente. Dizia-me essa pessoa que a crise só existe na mente, na forma como pensamos. É fruto dos nossos pensamentos, ou melhor, da maneira errada como pensamos. Acredito no poder da mente positiva. Por anos tenho ensinado e praticado a usar o poder do pensamento positivo. Tenho visto os seus benefícios ao ajudar-nos a libertar recursos, que temos dentro de nós, de motivação, resiliência, sabedoria e inteligência prática, assim como capacidade de estabelecer conexões criativas. A Bíblia - sobre a qual assento o meu ensino - é um livro positivo, de fé e de esperança. Mas, ser positivo não é viver no mundo da fantasia, do faz de conta. Não é fingir que a crise não está aí. A crise está aí e atinge a nossa nação de uma maneira muito particular. Mais de meio milhão de pessoas está no desemprego. O tempo médio de encontrar um novo emprego já passa um ano. Isto se não falarmos dos desempregados com mais de 50 anos. Não podemos fazer de conta, pois foi esse fazer de conta que em muito contribui para chegarmos aonde estamos, quando já havia muitos sinais de uma crise iminente. Para já esta crise é financeira, mas temamos que ela se transforme numa crise de valores e de esperança. Podemos viver sem dinheiro, mas sem esperança... Ser positivo, em tempos de crise, é afirmar a capacidade criativa de encontrar soluções e rasgar caminhos para a vencer e encontrar as respostas que necessitamos. Ser positivo, em tempos como estes, é ser capaz de manter a esperança e ter uma atitude resiliente, quando tudo o que vemos, ouvimos e experimentamos, nos diz que não vale a pena esperar. Ser positivo, em tempos de crise, és ser capaz de manter uma memória de esperança e um discurso de confiança. É não desistir, apesar de. Deixo aqui as palavras do profeta Habacuque, que lemos na Bíblia, para mim o exemplo do que é ser positivo em tempos de crise: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas."

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó Pastor João e no Porto cidade não existem muitas figueiras a florescer, mas a sua Igreja é um cantinho de esperança, e nos alegramos no Senhor!